Anuncio

Colapsar
No hay anuncios todavía.

Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

Colapsar
X
 
  • Filtrar
  • Tiempo
  • Mostrar
Limpiar todos
nuevos mensajes

  • Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

    Durante la estancia en ADCC, Tatame Magazine aprovecho para hacer una interesante entrevista a Rickson Gracie que ha salido en la revista de este mes.

    Aqui la teneis integra (en portugues) extraida de un post de portal de valetudo en el cual un miembro la ha transcrito.

    [quote]Rickson Gracie quebra o sil

  • #2
    Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

    2ª parte


    você está há algum tempo afastado das lutas, dos ringues. Como é a rotina diária de rickson gracie?
    Divido meu dia-a-dia entre a atenção à família, às minhas necessidades como atleta e aos meus hobbies, como o surfe, minha profissão, dando aulas na academia - para meu filho e para pessoas que tenho certa atenção especial - e a parte de negócios. Estou com alguns projetos em andamento. Balanceio minha vida assim, mas sempre procurando me manter fisicamente bem

    você tem alguma proposta interessante para lutar?
    Estou realmente empolgado com a possibilidade de lutar. Mas não tenho nada acertado.

    é verdade que o seu primeiro vale-tudo foi aos 16 anos, nas ruas do rio, contra um gigante black trunk havaiano?

    Essa desavença não foi bem um vale-tudo, foi uma briga de rua. Me senti em uma posição, embora tendo apenas 16 anos, de dar suporte ao (sérgio) malibu, que era meu amigo e estava com esse problema. O cara tinha quebrado a prancha do malibu e queria trazer toda aquela marra de black trunck havaiano, achando que era dono da praia no rio de janeiro. Aí é um pouquinho diferente, né?

    No dia seguinte, era dia de campeonato e a gente foi para a praia. Foi então que a gente o viu passando em frente à oficina do rico, aí teve... Juntou um monte de gente e fomos lá. Ele estava cheio de marra, começou a olhar pra mim e sentiu que era eu quem estava liderando. Ficou me encarando e, com o pouquinho de inglês que eu sabia, comecei a xingá-lo e a chamá-lo: Só eu e você, vem pra cá. Fizeram uma roda no meio da rua, a gente se pegou e botei ele pra dormir. Foi o começo da minha trajetória como lutador.

    Seu primo rolles seria o descendente natural do seu tio carlson na dinastia gracie. Por que voc~e foi escolhido para lutar com o zulu em 1981?
    Por coincidência, quando o waldemar santana ligou lá pra casa foi meu pai quem atendeu. Eu estava na frente dele e lembro dele falando: "oi waldemar, tudo bem?" e o waldemar falou: "aaaa...professor, tem um cara aqui que ninguém ganha dele aqui no norte. Eu estava querendo fazer um evento grande. Tem algum lutador aí pra fazer?". O papai ficou repetindo as frases do waldemar e falei: Papai, por favor me bota, me bota nessa... Eu estava louco para experimentar e ele falou: Tem um garoto aqui que nunca fez não, mas está arriscado a fazer um negócio direito. é meu filho. O waldemar topou e ficou. Foi praticamente sem o conhecimento do rolles, mas ele me apoiou, tanto que ficou no meu córner e foi um segundo muito eficiente. Talvez essa tenha sido a minha luta mais difícil. Foi uma correria danada, logo no começo da luta eu dei uma joelhada, ele perdeu um dente, eu achei que tivesse ganho e ele só sacudiu a cabeça e partiu pra cima. Fiquei impressionadocom aquela disposição, com aquela força e foi uma correria. Ele me jogou pra fora do ringue tres vezes e eu fiquei meio impressionado. Cansei, mas quando acabou essa luta eu senti que toda a vez que eu estiver cansado, o meu adversário vai estar cansado também e foi uma grande lição pra mim. Mas foi a luta que me impressionou, chegou no meio da luta e eu fiquei amarelado. Eu tinha 19 anos.
    Quando acabou o 1º round, eu estava muito cansado, voltei pra o córner e falei: Papai~, não dá pra eu continuar de jeito nenhum, estou morto. Papai nem ouviu e disse: Tá muito bom, o cara tá mais cansado que vc. Eu falei: Papai o negócio é sério. O bicho tá pegando aqui, não dá mais. E papai disse: Não, o negócio é esse, tá tudo certo. Naquela discussão o rolles pegou um balde de gelo e jogou na minha cabeça. Dei aquela respirada quando ouvi o gongo e voltei para o centro do ringue. Com três minutos ele dormiu. Ele tinha uns 96 kg e eu uns 72 kg.

    Comentario


    • #3
      Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

      3ª parte


      como foi aquela historia q vc foi no boqueirão e desafiou o hugo e o ruas?

      O hugo naquela época nem aparecia. Era mais o fábio molina, o ruas, q depois daquela luta com o pinduka ficou como o cara mais duro da luta-livre. Um pouco antes de vir para os eua, havia um rumor que o ruas qria fazer uma luta. Fomos eu, papai e o serginho a procura dessa confirmação no boqueirão, onde eles treinavam. Não tinha muito tempo a perder e, como o ruas é um cara q sempre mereceu meu respeito como lutador, o fato de ele dizer q estava qrendo fazer uma luta comigo me fez ir lá. Cheguei lá, casa cheia, cheio de casca grossa e fui diretamente ao ruas. Perguntei qual era a intenção dele, já q falava q qria lutar. Agente podia lutar a qualquer hora, ali mesmo, antes, depois... Para marcar, o que fosse. Ele me disse q não qria me desafiar mas se eu o desafiasse ele qria ums 4 meses pra treinar e q então ia ver. Eu falei: Tá maluco já imaginou se o pelé chega com o cosmos para desafiar o ferroviário? Não vou te desafiar nunca. Estou aqui pra sair na porrada com qm gosta de brigar. Se tu não tá a fim de brigar, vou voltar pra casa e tá tudo certo.
      Meu pai, qdo sentiu q essa coisa estava criando um certo clima estranho, qrendo apaziguar, falou: é, tem um monte de atletas de renome aqui, qm quiser e tiver interessado em lutar com o rickson, coloca o nome em uma listinha q a gente pode eventualmente fazer isso no futuro. Então, o hugo pela 1ª vez na minha vida apareceu e falou: Coloca meu nome aí na lista. Rebati na hora: Isso aqui não é jogo do bicho não, meu irmão. Negócio de lista é pra jogo de bicho. Qr sair na porrada é agora. . Qm não qr, fica calado e só escuta. Fui lá pra brigar, pra fazer com um ou qualquer outro. A coisa apaziguou, foi embora e desse ponto em diante o hugo, com a razão dele, começou a dizer q estava se preparando pra lutar comigo.
      O rumor começou a ficar mais quente, as pessoas, meus amigos falavam q esse hugo era muito bom, q fez isso e aquilo... Eu não podia desafiá-lo porq ele não era famoso ainda. E não podia sair fora sem ter um confronto porq iam dizer q eu estava com medo. Então tive q praticamente fazer uma situação onde houvesse um confronto q não fosse programado a nível de publicidade. Ia ser um confronto mais no campo da hora, entendeu? Nos encontramos no pep~e e brigamos. Nos decidimos, mas ele não ficou satisfeito.

      Cinco dias depois ele invadiu a sua academia para a revanche. Inclusive, disse na tatame q vc estava assustado e q neste dia ele descobriu q super-homem era coisa de filme...
      Eu não estava nem na academia na hora em q ele chegou. Estava no apartamento de um amigo meu e o cara chegou lá embaixo do meu prédio e disse: Rickson, estão invadindo a academia. Eu usava cabelo longo na época, cheguei logo pra subir a escada e encontrei eles descendo. Ele falou: Aí meu irmão, é contigo mesmo. Vim pra conversar. Eu falei: Bicho, vamos descer aqui. A gente desceu. Devia ter uns 20 aluno da academia e uns 300 q vieram andando com ele e o eugênio tadeu. Tava um tumulto danado, bandido misturado com lutador. Era um clima meio estranho.
      Antes de a gente brigar, a gente andou um puquinho pra dentro do pátio do colégio e eu falei: Hugo, vem cá q eu qro falar contigo. Vieram o denilsom maia, o hugo, meu pai e meu irmão royler. Eu falei: O negócio é o seguinte meu irmão. Estou te respeitando como homem. Tô te respeitando porq vc qr uma revanche comigo e, mesmo sem avisar, estou aceitando como parada de homem. Não tem q avisar . Agora uma parada é certa. Se o negócio sair do respeito e alguém botar a mão na luta antes dela acabar, vai ficar um negócio muito mais pesado do q vc está pensando. Uma parada q eu vou decidir de outra maneira. E ele falou: Não, não. é uma parada de homem. Somos só eu e vc. Eu disse: Então falou, vamos voltar pro meio do crowd e sair na porrada logo. Essa luta inclusive foi mais rápida do q a 1ª. A areia me prejudicou muito no pepê, porque ele era um cara pesado. Lá na entrada da academia, no cimento, foi muito melhor. Já cai por cima e, mais rápido ainda, ele pediu para parar. Qdo acabamos, ele se levantou e eu disse: Meu irmão, tenho respeito por vc. Continua treinando q tu é um cara duro. Ele disse: Também te respeiro, tá tudo certo. Aí o royler começou a se pegar com o eugênio e os policiais chegaram atirando.

      (nota do digitador – rs – aqui as respostas começam a ficar mais interessantes)
      hoje em dia como vc vê os novos representantes do jj, como o rodrigo minotauro e o fabrício werdum no vale-tudo?
      Vejo os lutadores de jj q treinam outras modalidades para poder entrar em um nível de vale-tudo, a parte do jj q é ligada ao vale-tudo é fraca. Prefiro não entrar em detalhes, mas é exatamenteo q eu sinto.

      Como vc vê o trabalho do seu aluno cristiano marcelo, q hj é o responsável pelo chão da chute boxe?
      Eu vejo q o ser humano necessita crescer. Não é só a parte do guerreiro dentro de si. O espaço q o cristiano tinha dentro do jj era menor do que as possibilidades q ele tinha de investir nisso, entendeu? E não o vejo como um inimigo do jj. Vejo ele na ânsia pelo crescimento dele. Hj em dia não existe mais o jj separado. Existem esses lutadores de vale-tudo q, inclusive vão lutar com campeões de wrestling, aprender com wrestlers, vão buscar boxers, kickboxers, da mesma forma q o cristiano está favorecendo um time primordialmente de strikers com seu chão. De quaquer forma, o jj está em tudo, está nos melhores lutadores do mundo hj. Ele está fazendo o trabalho dele da forma q ele acha q é certo. Não tenho nada mal a dizer. Se ele fosse um campeão de vale-tudo representando o jj, eu ficaria mais satisfeito. Mas ele resolvendo os problemas dos outros para q os outros possam vencer, está bom.

      Comentario


      • #4
        Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

        4ª parte

        os filhos do rorion estão treinando com um representante da cb aqui na américa. Qria saber se futuramente seu filho kron vier a lutar vale-tudo, vc vai aceitar q ele treine outras artes além do jj?
        Por incrível q pareça, a eficiência do vale-tudo é tão invisível...as pessoas estão deturpando a eficiência do vt, fazendo uma coisa mais complexa do q é não vejo necessidade de treinar outras artes para fazer vt. O jj já dá o conceito principal, q favorece para fazer um bom vale-tudo. Mas o problema é exatamente esse. O pessoal do jj pensa em competição, pensa em puxar pra guarda, pensa em joguinho de meia-guarda e pensa em aguarrar boca de quimono. Esse é o conceito q foge do q eu acho q é o verdadeiro jj, baseado no senso de distribuição do peso, no maior senso de defesa pessoal.evidentemente não me vejo saindo derrubando ninguém com nocaute em pé, mas também não me vejo na posição de ser nocauteado. Me vejo na posição de trazer meu oponente pra onde me favoreça. Essa é a minha concepção. O dia em que eu pensar que eu tenho q treinar kickboxing pra ganhar um campeão de kickboxing, estou perdido.

        Mas vc não acha q treinando kickboxing vc não pode, de alguma forma, ajudar a neutralizaro jogo dele?
        Muito pelo contrário. Me mostre um lutador de jj q treine kickboxing e q teve uma boa vantagem contra um lutador de kickboxing em pé...e talvez eu mude minha opinião. Mas isso nunca aconteceu, eles acabaram sempre tentando de uma forma errada, se agarrar, perdendo grandes oportunidades.

        Então se seu filho lutar vc vai qrer q ele faça somente jj?
        Ele vai fazer o q ele quiser, mas eu acho q se ele quiser ganhar seria bom seguir os meus conselhos. Estou muito orgulhoso do trabalho dele, está fazendo tudo o q tem q fazer para ser o melhor q ele pode ser. Ao mesmo tempo, não deixo q essa minha expectativa mude o ritmo das cosias. Sou colaborador. Estou aqui para dar aqla forçae não para botar pressão e exigir resultados. Até agora, a forma tem dado grandes resultados com aos 16 anos ganhar na roxa adulto com 30 competidores no pan. Foi um bom resultado.

        Vc está dando muita aula particular pra ele?
        A gente treina junto, a gente corrige tudo. Acho importante. Nos últimos campeonatos, mesmo lutando com competidores q ele já enfrentou antes, ele tem conseguido melhorar os resultados. Embora longe de estar perfeito ele volta pra casa, tem correção, seja por cima, por baixo, seja em pé, seja na hora da finalização, tudo ele tem correção. O jj bom é invisível e a gente tem q estar preciso. O negócio é milimétrico.

        O sakuraba ganhou de vários membros de sua família, por q vc não o desafiou na época?
        Essa luta já estava acertada. Mas, por uma fatalidade, o meu filho partiu exatamente na mesma época, na hora q a coisa tava fechando. Infelizmente, não aconteceu por uma decisão superior q eu tenho q acatar. A partir daí eu tive q dedicar um tempo muito precioso à minha família. Eu não poderia nem pensar em lutar e deixar a coisa desequilibrada do jeito q estava.

        Qm vc acha q vai vencer o pride gp?
        Esta é uma pergunta dificil, porq hj em dia eu não vejo ninguém q seja tecnicamente superior, q seja galo magro. é uma esquivada aqui, um soco q entra e acaba a luta. é uma posição, uma maior controle por baixo q o cara vai ficar amarrando a luta em cima, segurando, é o q ganha a luta. é muito difícil dizer. Mas de coração, eu gostaria de ver o arona ganhar. Gosto da personalidade dele. Acho q tem uma boa atitude. Mas realmente é imprevisível.

        Comentario


        • #5
          Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

          Ver toda la entrevista en portugues me desalienta a querer leerla entera...., pero me gustaria si alguien me explica que dijo cuando le preguntaron de sakuraba porque no luchó con el... :uzi:

          Comentario


          • #6
            Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

            ¿Algún traductor o diccionario de portugués bueno? Yo no pillo ni la mitad.

            Comentario


            • #7
              Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

              Eso traductor por favor

              Obrigado 8)

              Comentario


              • #8
                Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

                Sobre Sakuraba, dice que su lucha con el ya estaba acordada, pero a poco tiempo de realizarse ocurrio la muerte de su hijo Kron y para el en ese momento lo mas importante era apoyar a su familia.

                Estuvimos a un paso de verla y el destino hizo que no pudiese ser...

                Comentario


                • #9
                  Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

                  RICKSON -----> :blabla:

                  Comentario


                  • #10
                    Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

                    Originalmente escrito por admin
                    Sobre Sakuraba, dice que su lucha con el ya estaba acordada, pero a poco tiempo de realizarse ocurrio la muerte de su hijo Kron y para el en ese momento lo mas importante era apoyar a su familia..
                    Vaya Excusa más mala ...

                    Comentario


                    • #11
                      Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

                      Originalmente escrito por Herecomestrouble

                      Vaya Excusa más mala ...
                      Es una ironia ? Por qué se te muere un hijo y te aseguro yo que en lo unico que pensarias es en morir o cualquier otra cosa menos pelear.

                      Saludos.

                      Comentario


                      • #12
                        Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

                        Originalmente escrito por valetudo
                        Originalmente escrito por Herecomestrouble

                        Vaya Excusa más mala ...
                        Es una ironia ? Por qué se te muere un hijo y te aseguro yo que en lo unico que pensarias es en morir o cualquier otra cosa menos pelear.

                        Saludos.
                        No es una experiencia para nada agradable.

                        Un saludo

                        Comentario


                        • #13
                          Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

                          Originalmente escrito por valetudo
                          Originalmente escrito por Herecomestrouble

                          Vaya Excusa más mala ...
                          Es una ironia ? Por qué se te muere un hijo y te aseguro yo que en lo unico que pensarias es en morir o cualquier otra cosa menos pelear.

                          Saludos.
                          la pregunta es ¿ Cuanto tiempo necesita para recuperarse toda la vida ? , Además eso es una excusa , pk 26/05/2000 hizo su última lucha y para ese entonces Sakuraba ya habia ganado a 3 Gracie , ¿ En vez de luchar su última vez contra un matado pk no luchó con Sakuraba ? , y luego cuanto tiempo lleva diciendo que va a volver contra Tyson , Sapp y luego no lucha con nadie. Yo creo que Rickson a partir del Pride 4 se dio cuenta que ya no era de los mejores , pk a Takada en el Pride 1 lo repaso , y en el Pride 4 le dio muchos más problemas , si en vez de luchar con Takada hubiera luchado con Mark Kerr o con Mark Coleman se hubiera enterado.

                          Si hubiera querido luchar con Sakuraba lo habria hecho eso está claro. Pero Rickson nunca se arriesga, por eso no suele perder, ... despues el supuesto record de Rickson " 400-0 " , es tán valido como el que presento en su dia Mario Sperry 272-0 ( Y en ese mismo evento perdio :D ) .

                          Comentario


                          • #14
                            Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

                            5ª Parte

                            QUANDO COMEÇOU O VALE-TUDO OS GRACIE PREGAVAM A TEORIA DE Q SEM PONTO E SEM TEMPO A TÉCNICA SEMPRE VENCERIA A FORÇA. HJ EM DIA VC AINDA ACREDITA NISSO?
                            Não, isso é completamente antiquado. Esse critério era dado qdo era o jj contra o Boxe, wrestling.Hj em dia não existe jj contra nada. Todo mundo sabe tudo e vale muito o indivíduo. Os caras agora vêm bombados, malham muito, têm uma resistência enorme e a técnica tem apenas uma porcentagem da superioridade. Esse critério de q a técnica vai vencer é só se vc enfrentar um cara q não tenha técnica, só tenha físico. Mas isso não existe mais, todo mundo sabe um pouquinho de tudo.

                            VC, HJ EM DIA , FARIA UMA LUTA COM UM CARA MAIS PESADO E SEM TEMPO?
                            Claro, para mim é favorável. Não conto somente com a técnica, conto também com uma preparação física e com uma visão de luta q vai capitalizar em cima do erro do meu adversário. Mas não é uma coisa q a técnica simplesmente liquida o negócio. Existe uma coisa invisível q é fundamental e q às vzs a gente precisa de tempo.

                            E A HISTÓRIA DAS 400 LUTAS. DE ONDE SAIRAM TANTAS LUTAS?
                            Toda a minha vida eu sempre lutei. Não conto nem antes da faixa preta. Todos os campeonatos q participei, não só de jj, sambô, luta olímpica, os desafios... é difícil ter um nº certo. Mas tem muito mais de 400. Desde os meus 16 anos venho botando a cara na reta e tendo bons resultados. Então, qdo o cara pergunta qtas lutas eu lutei , como é q eu vou dizer isso? 10 vzs, 20 vzs, vou contar só os meus campeonatos e o resto da vida? Pode botar 500, pode botar 1000, pode botar 200, 100...não faz diferença pra mim. O q faz diferença é q eu venho representando o jj e graças a Deus tenho sido bem sucedido. Então, o nº de lutas pode colocar qualquer um. No passado, 80% das minhas lutas em competição não passavam de 3 min.

                            Comentario


                            • #15
                              Nueva entrevista a Rickson Gracie en Tatame Magazine

                              [quote] 6

                              Comentario

                              Trabajando...
                              X